segunda-feira, março 19, 2007

"Estado de Resistência" - Qual é o negócio do agronegócio?








Ilustração: Latuff

Da
Agência Brasil:

Qual é o negócio do agronegócio? O que há por trás da monocultura e da transgenia? Qual é o papel da mídia nesse processo? Quais são as relações entre a produção de alimentos e a cultura de um povo? Com uma câmera e essas perguntas na mão, a diretora Berenice Mendes produziu o documentário Estado de Resistência, que será exibido na terceira edição do programa DOCTV.

O filme tem estréia nacional em junho, com exibição nas TVs públicas, e aborda o avanço dos transgênicos e os reflexos desse processo na padronização dos hábitos alimentares da sociedade. Atualmente, no Brasil, o cultivo de organismos geneticamente modificados representa grande parte da produção de soja. As sementes são compradas de multinacionais produtoras da tecnologia ou pirateadas de outros países da América do Sul.

Atualmente, é possível encontrar produtos oriundos de alimentos geneticamente modificados nas prateleiras dos supermercados. Essa tendência é defendida por agricultores e grandes empresas, que apontam avanços na produtividade, mas também é criticada por muitos ambientalistas, que temem seus efeitos sobre a biodiversidade.

De acordo com a diretora Berenice Mendes, o enfoque inicial do documentário era mais científico, mas durante o processo de pesquisa a idéia mudou. O resultado foi um discurso contra esse processo vivido no Brasil e no mundo, a partir do exemplo do Paraná, um dos maiores produtores de grãos do país. “Percebi que não era apenas a introdução dessa tecnologia na agricultura. Na realidade, o que estamos sofrendo é um processo de manipulação do padrão alimentar da população”.

O documentário aponta ainda como o processo do agronegócio tem afetado a perda dos modos tradicionais de produção e, até mesmo, a própria manutenção de hábitos culturais. “Antigamente, o convívio familiar e a comemoração de festas era toda feita em casa, em volta da preparação da comida, e isso tudo está se perdendo com a compra dos alimentos industrializados. Isso vai efetivamente transformando culturalmente a sociedade”, comenta Mendes.

A diretora ressaltou que o material representa uma “primeira abordagem”, “não aprofundada”, para se refletir a introdução e os impactos dos transgênicos no Paraná. “O nome do documentário expressa a resistência ao avanço do agronegócio. Mas ao final, acabei negando esse título. Acho que é preciso mais do que resistir a esse processo, é preciso ter uma atitude ofensiva. Precisamos começar a agir efetivamente”.

Atenta ao debate atual sobre o tema, a diretora também comentou sobre a possibilidade da sanção presidencial, nesta semana, da medida provisória que altera as regras para se aprovar transgênicos na Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNbio). Segundo ela, se for sancionada, o presidente estará ajudando a fragilizar a comissão, responsável por avaliar tecnicamente o impacto de cada variedade e pesquisa. “Isso seria se dobrar ao lobby da química fina e permitir a contaminação do que temos de mais precioso”, argumenta.

8 comentários:

Unknown disse...

Olá
preciso saber como conseguir uma cópia do doc. Estado de Resistência, simplesmente maravilhoso.Adorei!

Unknown disse...

O documentário é muito bem feito e retrata realmente o que ocorre nos dias de hoje em quase todo o interior de nosso pais.Também estou a procura de copia para comprar.Exelente

Anônimo disse...

Excelente documentário! Como faço para adquirir o vídeo??

Rosiane Baesso

Jocarlos disse...

Ótimo documentário, deveria ser mais divulgado, passar nas escolas e para a população em geral, para ficarem por dentro da realidade que nos é escondida.

Também gostaria de ter ele e assim divulgar

Jocarlos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Gostaria de conseguir uma cópia deste documentário para divulgação em nossa cidade (Mossoró/RN).
Como faço?

Agronegócio disse...

Parabéns pelo blog, abraços!

kakamolko disse...

Gostaria de conseguir uma cópia deste documentário para divulgação num trabalho na Universidade onde estudo
(NATAL/RN).