sábado, março 03, 2007

CUT promete "perseguir Bush onde ele estiver"

A Central Única dos Trabalhadores (CUT), aliada à Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), está programando manifestações durante a visita ao Brasil do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. De acordo com o membro da executiva nacional da CUT Antonio Carlos Spis, o objetivo é "perseguir Bush onde ele estiver".

Os protestos devem se concentrar no dia 8 de março, em meio às manifestações pelo Dia Internacional da Mulher, e prometem reunir cerca de 10 mil pessoas em São Paulo. No mesmo dia, Bush chega ao Brasil. Porém, só deve ir a São Paulo, onde serão realizados os protestos, no dia seguinte.


Os atos contra Bush terão o apoio de várias entidades feministas e 32 entidades nacionais, além da União Nacional dos Estudantes (UNE), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-terra (MST). Os protestos tem como temas principais a guerra no Iraque, o relacionamento dos Estados Unidos com Cuba e os acordos de livre comércio. Os bancos e restaurantes de capital americano também serão "alvos simbólicos" dos protestos contra Bush.


"As mil mesas de trabalho do Fórum (Social Mundial) foram unânimes contra a guerra do Iraque e as criminosas intervenções norte-americanas em outros países. Por isso, vamos perseguir Bush onde ele estiver no Brasil, protestos que serão amplificados também no Uruguai, Colômbia, Guatemala e México", disse Spis.


Na capital paulista, informou Spis, a concentração do ato deve ser na praça Osvaldo Cruz, às 15h, de onde os manifestantes seguirão em passeata até o vão livre do Masp.


Obviamente, um forte esquema de segurança está sendo montado para a visita de Bush ao Brasil. Por questões de segurança, detalhes das operações que vão ser feitas na capital paulista não estão sendo divulgados. Não se sabe ainda a agenda de Bush e nem mesmo em qual hotel a comitiva estadunidense vai se hospedar.


O presidente Lula se encontra com Bush na próxima sexta-feira, dia 9 de março, mas também não há detalhes sobre o evento.


De acordo com a rádio Jovem Pan, as forças de segurança brasileiras prometem atuar de forma integrada e já estão em contato com os agentes do serviço secreto norte-americano.


Informações recebidas através do grupo Tribuna da Internet, do Yahoo.


Para saber mais e pegar as artes para cartazes e camisetas, é só entrar no Portal Mundo do Trabalho da CUT, ou ir direto aqui.

Nenhum comentário: