"Che - Uma Biografia"
- por André Lux, crítico-spam
.

Ela retrata a vida e a luta de Guevara. Da infância na Argentina à captura e execução em La Higuera, na Bolívia, os eventos que levaram Che Guevara a se transformar no símbolo que é hoje são recontados nos quadrinhos de Kim Yong-Hwe, um dos grandes talentos coreanos da HQ.
O mais legal dessa adaptação é o fato do autor criá-la como se fosse um livro didático, para crianças mesmo, mas sem ser bobo ou infantil. Entre um capítulo e outro da história, ele se dá ao trabalho de fazer um pequeno resumo dos eventos, contextualizar as situações dentro da História e tecer pequenos comentários sobre alguns termos usados no texto, como "imperialismo", por exemplo.

A leitura é leve e chega a emocionar em alguns momentos - como quando "Che" encontra uma menina morta depois do ataque de um

Os desenhos são feitos no estilo dos mangas orientais, mas isso não chega a incomodar, pois o autor ao menos tenta adapta-los à feição de cada personagem.
Obviamente, a turma da direita e seus papagaios de pirata vão malhar a obra dizendo que é pura e simples mitificação de um "baderneiro profissional", enquanto outros vão afirmar que eles não fizeram nada de bom, apenas retiraram um ditador (Fulgêncio Batista) para colocar outro no lugar (Fidel Castro).
Entretanto, para quem tem um mínimo de conhecimento de História (especialmente a cubana) e costuma buscar informações além

Um trabalho que vale a pena conhecer e disseminar, principalmente entre os mais jovens.
3 comentários:
Bacana.Vou colocar no meu blog e linkar com este post.
Um abraço
Láldert
http://naperiferiadoimperio.blogspot.com/
Obrigado por prestigiar meu texto! Visite meu blog também.
Abraços!
man, vc tem como me indicar um local p baixar essa hq? qualquer coisa pode me mandar um e-mail (gilsocialista@hotmail.com)
abraços...
Postar um comentário