segunda-feira, março 05, 2007

A VIOLÊNCIA DO RIO, A GLOBO E A BOM BOM

03/03/2007 11:13h
Paulo Henrique Amorim
Máximas e Mínimas 189

. O carioca honorário Ruy Castro, guardião das nossas melhores historias (e mulheres...), escreve na Folha deste sábado dia 3 de março que o Rio é a 107ª. cidade do Brasil em violência (clique aqui).


. Num levantamento da Organização dos Estados Ibero-Americanos.

. Há 106 cidades mais violentas que o Rio, no Brasil.

. “Mas o que aconteceu nesses últimos 20 anos foi justo o contrário: só deu o Rio na fotografia”, diz o Ruy.

. Data vênia, caro Ruy, vou propor uma explicação.

. O Dr. Roberto Marinho, que colocava os interesses políticos (e econômicos) acima de qualquer outro, foi quem ampliou e disseminou a imagem de que o Rio é uma cruza de Chicago dos anos 20 com Medelin.

. E por que, se o Dr. Roberto era carioca?

. Porque o Dr. Roberto queria destruir Leonel Brizola.

. A Rede Globo, nos jornais locais – RJ-TV – e nas matérias em rede procurou colar a violência do Rio à desmoralização de Brizola.

. Resultado: Brizola se elegeu duas vezes governador do Rio, CONTRA a Globo.

. E o Rio tem a imagem que tem.

. Quer dizer – tem essa imagem para quem não vai ao Rio.

. Eu por exemplo, que fui e voltei ontem do Rio, cantei o “O samba do avião” ao chegar e sair do Santos Dumont (clique aqui).

. Ruy, você viu que praia deu ontem?

. Você sabe quem eu fui entrevistar ontem no Rio, Ruy? A Adriana Bom Bom.

. Nós fomos filmar Bom Bom num fio dental na praia. Eu atrás dela, com a minha água de coco. Um cara deitado na areia, de frente para o sol, se vira pra mim e diz assim: “Que vida dura, hein, Paulo Henrique. Escoltar a Adriana Bom Bom na praia e ainda tomar água de coco geladinha...”

Um comentário:

Agente 65 disse...

Joice, eu não sei se isto explica a questão. Acredito que ser a sede da Globo já seria suficiente para cobrir a cidade melhor. Crime em mídia vende e vende bem, o brasileiro adora ver sangue, quando ocorre um acidente na freeway a caminho da praia chega a congestionar pois todos passam lentamente pela ocorrência...
A Globo não move palha sem pesquisa de opinião, violência vende e dá audiência.