segunda-feira, março 05, 2007

Rio comemora 442 anos, discretamente


Historiador Milton Teixeira lembra que cidade nasceu de uma guerra.
Rio tem o maior conjunto de bens protegidos do país.

Para a idade que tem, a cidade do Rio de Janeiro está razoavelmente conservada. Segundo o historiador Milton Teixeira, professor de história da UniverCidade e da escola técnica de turismo Protur, o Rio de Janeiro tem mais a comemorar do que a lamentar em seu 442º aniversário, nesta quinta-feira (1º).

Como convém a uma respeitável senhora, a data terá um registro discreto da prefeitura - um show de bossa nova na Praça XV, no Centro, próximo ao Paço Imperial - desculpe-nos quem não tem um palácio imperial por perto.

Veja galeria de fotos da Cidade Maravilhosa: Aqui

20 de janeiro, dia de São Sebastião, padroeiro da cidade, costuma merecer festejos das autoridades. O dia 1º de março nem é feriado. E, apesar dos acontecimentos trágicos dos últimos dias, o carioca mantém o sorriso. Continua acreditando que aqui ainda é um bom lugar para viver, com muita história e belas paisagens.

Como foi capital do país por quase 200 anos – de 1763 a 1960 –, a cidade reúne o maior conjunto de bens protegidos de todo o Brasil. São mais de 16 mil imóveis. A maioria não está em bom estado de conservação.

Assista ao vídeo sobre o aniversário do Rio: Aqui

“A cidade nasceu de uma guerra e continua sendo atacada até hoje. Rio de Janeiro é o maior símbolo de resistência dos brasileiros. Sua fundação foi o resultado da vitória dos portugueses contra os franceses e os tamoios, que lutavam pelo domínio da Baía de Guanabara.

Os franceses queriam criar aqui a França Antártica, mas Estácio de Sá foi o vencedor e fundou São Sebastião do Rio de Janeiro entre os morros Cara de Cão e Pão de Açúcar, na Urca (Zona Sul)”, relembrou o historiador Milton Teixeira, acrescentando que a cidade sempre viveu uma história de lutas.

A diferença entre tombado e tombando
Segundo Teixeira, o Rio tem um acervo histórico fantástico e eclético, parte dele tombado e parte tombando, ou seja, desabando, devido ao descaso das autoridades federais, estaduais e municipais. “Mas a cidade continua linda. Tem uma paisagem extraordinária, que nos faz lembrar que vale a pena continuar resistindo”, frisa Teixeira.

A construção mais antiga da cidade é o forte construído por Estácio de Sá, em 1565, no morro Cara-de-Cão, na Urca, Zona Sul do Rio. As ruínas, que ficam na margem direita da Baía de Guanabara, estão em péssimo estado de conservação, afirma Teixeira.

Apesar do historiador ter descoberto as ruínas em 1992, só no inicio deste ano, comparando com um mapa francês de 1578, pôde identificá-las. A construção está localizada na Fortaleza de São João que abriga, atualmente, o Centro de Capacitação Física do Exército.

Nunca é tarde para redescobrir as riquezas históricas do Rio. Ele observa que os cariocas – natos ou de coração – estão começando a ter consciência da importância da conservação deste acervo. Recentemente, escavações no Passeio Público, no Centro, e na Casa de Ruy Barbosa, em Botafogo, na Zona Sul, vêm revelando fatos curiosos dos costumes de seus habitantes em séculos passados.

O próprio historiador, em pesquisa recente, descobriu parte de um muro construído em 1713, no Morro da Conceição, no Centro, para proteger a cidade de corsários franceses.

O Rio é uma cidade muito rica, com muitos mistérios. O Morro da Conceição, por exemplo, é uma das colinas históricas da cidade e tem muita coisa para ser descoberta”, disse Teixeira, que atualmente se dedica a pesquisar o próprio morro, a Floresta da Tijuca, na Zona Norte, e a Fonte da Saudade, na Zona Sul.

Prefeitura promove show na Praça XV
Se depender da prefeitura do Rio, a comemoração será tímida por se tratar de um dia de semana. A Subsecretaria Especial de Eventos vai organizar um show na Praça XV, no Centro, às 19h, reunindo a cantora Leny Andrade e os grupos Os Cariocas e Quarteto em Cy. Juntos eles também farão uma homenagem ao maestro Tom Jobim.

Os cariocas que apresentarem comprovantes de residência na cidade e de que votaram no Cristo Redentor para ser uma das “Novas 7 Maravilhas do Mundo” terão direito a 50% de desconto no Trem do Corcovado, das 8h às 18h. Lá no alto, o aniversário do Rio será comemorado a partir das 10h30, com a apresentação do coral Botando as Asas de Fora e da Banda de Ipanema. Ao meio-dia a Sociedade de Amigos da Rua da Carioca (Sarca) promove o “Parabéns pra você”, servindo um bolo de dois metros de comprimento.

“Sempre festejamos o aniversário do Rio. Mas este ano temos um incentivo a mais que é eleger o Cristo Redentor uma das Maravilhas do Mundo”, destacou Sávio Neves, presidente do Trem do Corcovado. Para votar, basta entrar no site www.corcovado.com.br. A votação é gratuita.

Fonte: Globo Notícias

Nenhum comentário: