terça-feira, janeiro 09, 2007

Brasil Telecom confirma bloqueio ao YouTube

Segunda, 8 de janeiro de 2007, 16h16

A Brasil Telecom está mesmo bloqueando o acesso ao site YouTube para os seus assinantes. A medida, confirmada hoje pela assessoria de imprensa da empresa, cumpre a ordem judicial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, determinada por liminar na terça-feira passada. O bloqueio, antecipado por Terra no sábado com base em relatos de usuários e blogs, torna o site inacessível por conta da ação movida pela modelo Daniela Cicarelli e pelo namorado Tato Malzoni, flagrados em cenas íntimas em uma praia espanhola.

Fórum: deixe a sua opinião sobre a disputa
Brasileiros relatam bloqueio ao YouTube
Caso ganha repercussão internacional
Advogado diz que bloqueio não é censura
Questão é controversa, diz advogado
Cicarelli pode tirar YouTube do ar no Brasil

De acordo com a assessoria de imprensa da Brasil Telecom, o bloqueio é gerado no backbone - a infraestrutura de transferência de dados entre o Brasil e outros países - da empresa. A operação confirma a informação de Rubens Decoussau Tilkian, advogado do Cicarelli e Malzoni, de que o bloqueio seria efetuado desta forma - ele não revelou os nomes das companhias porque "o processo corre em segredo de Justiça".

A assessoria de imprensa da Embratel, que também detém um backbone, informou que a empresa já foi notificada pela Justiça, e que está efetuando uma análise técnica para viabilizar o seu cumprimento. Na semana passada, o desembargador Ênio Santarelli Zuliani havia esclarecido, no entanto, que o bloqueio era exigido somente para o vídeo do casal e não para o site inteiro.

Relatos

No sábado, usuários da Brasil Telecom relataram que não estavam mais conseguindo acessar o YouTube. O técnico em informática Alex Pereira Leite, de Goiás, escreveu que entrou em contato com a central do assinante, mas não obteve sucesso em descobrir a razão do bloqueio. "Conversei com vários amigos que tem o serviço por outras empresas, como Virtua ou Velox, e estes acessam normalmente o site", explicou. Assinantes do provedor Speedy também não encontram dificuldade.

A ilustradora Samanta Flôor, de Pelotas (RS), percebeu que o YouTube estava inacessível por volta das 17h25, mas não viu necessidade de ligar para a Brasil Telecom. O possível bloqueio ao site também se espalha por blogs brasileiros. "Amigos, sejam bem vindos novamente a 1984, ou seria 1964?", escreve o Novo-Mundo.org. "E-mails vindos de vários cantos do país reportam grande instabilidade em quase todo os serviços do Google, como Orkut, Gmail e o próprio site de Buscas", relatou o blog Google Underground (O YouTube foi adquirido pelo Google, no ano passado).

Inicialmente, Cicarelli e Malzoni entraram com duas ações, uma das quais exigindo que o vídeo fosse removido dos sites YouTube, Globo e Internet Group (IG), que faz parte das operações da Brasil Telecom. Somente as duas empresas brasileiras acataram decisão judicial. Por isso, uma terceira ação foi movida contraa o YouTube, na verdade, uma plataforma na qual os usuários publicam os próprios vídeos.

Boicote

Um site brasileiro já iniciou uma espécie de boicote à modelo Daniela Cicarelli. O endereço www.boicoteacicarelli.com recebe comentários de usuários, a maioria, ofensiva. "Como é que um desembargador manda fechar um site e deixa a Cicarelli e o tal de Tato soltos????", diz uma das mensagens. No Orkut, foi criada a comunidade "Cicarelli Devolva o Youtube!". "quero meus vídeos de músicaaaaaa", implora um usuário.
Redação Terra

Leia esta notícia no original em:
Terra - Tecnologia

P.S.
Para acessar o You Tube, basta alterar os parâmetros de acesso. Modificando a conexão para proxy com IP 200.65.127.163 porta 3128. Pronto!

Um comentário:

Fer disse...

Olá,
Foi lançado recentemente um PABX capaz de integrar-se ao SKYPE, permitindo que telefones comuns possam fazer chamadas para contatos SKYPE ou para outros telefones através da rede SKYPE. As chamadas podem ser realizadas, atendidas, colocadas em espera, transferidas de forma extamente igual as da rede de telefonia convencional. O custo é muito baixo e se paga rápido, rápido.
Veja: www.safesoft.com.br/pabx/