domingo, dezembro 24, 2006

Sanções contra o Irã


Após dois meses de negociações, O Conselho de Segurança dos Estados Unidos, digo, da ONU, aprovou ontem, por unanimidade, uma resolução que impõe sanções tecnológicas e financeiras ao Irã caso este não suspenda suas atividades de enriquecimento de urânio, bem como o desenvolvimento de um reator de água pesada, dentro do prazo de 60 dias.

A resolução proíbe o fornecimento de tecnologia e material nuclear ao Irã, congela bens e limita a possibilidade de viagens para alguns indivíduos - coisa, aliás, que os EUA adoram fazer.

Apresentada pelo Reino Unido, França e Alemanha, a resolução foi aprovada por unanimidade pelos 15 membros do Conselho após superar a resistência de países como China e Rússia. A Rússia se opunha, por exemplo, ao congelamento de bens no exterior de determinados cidadãos e organizações iranianas. Tanto Rússia como Chima têm importantes ligações com o Irã - A Rússia está construindo uma usina nuclear no país e a China tem interesses no setor petrolífero iraniano.

Alejandro Wolf, representante interino dos Estados Unidos na ONU, disse que a resolução envia uma mensagem forte ao Irã de que haverá "sérias repercussões" caso o país continue a desafiar a comunidade internacional. Afirmando ainda: "Não hesitaremos em retornar a esse órgão, caso o Irã não cumpra as exigências feitas". Ou seja, mesmo que a resolução não inclua a possibilidade de uma ação militar, os EUA já estão babando pelo próximo passo.

O governo iraquiano diz que seu programa nuclear tem fins pacíficos. O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, havia ameaçado reconsiderar as relações diplomáticas com os países que apóiam as sanções.

Mohammad Ali Hosseini, porta-voz do Ministério do Exterior iraniano, afirmou que a resolução é ilegal. Ele disse à TV estatal que o documento "não pode afetar nem limitar as atividades nucleares pacíficas do Irã, mas irá desacreditar as ações do Conselho de Segurança, cujo poder está diminuindo."

Informações da BBCBrasil.com e Agência EFE
Ilustração: Latuff

Nenhum comentário: