sexta-feira, dezembro 22, 2006

Do Conversa Afiada

LULA E BUSH, UMA COMPARAÇÃO

Paulo Henrique Amorim

Maximas e Mínimas 44

. Assisti, ontem, à ultima entrevista coletiva do Presidente Bush em que ele informou que não sabe ainda o que fazer no Iraque.

. Enquanto falava o presidente americano, tentei compará-lo com o presidente brasileiro. Eis o resultado desse exercício provavelmente inútil:

. Lula se expressa na língua portuguesa muito melhor do que Bush se expressa na língua inglesa.

. Bush tem muito mais dificuldade do que Lula para dar sentido às frases, quando fala de improviso. Associar “sé com mé” não é o forte de Bush.


. Comentei essa dificuldade ao jantar ontem com um amigo americano – provavelmente o único republicano que vota na ilha de Manhattan – e ele mesmo lembrou que, durante um dos debates presidenciais, apareceu um volume nas costas de Bush como se fosse um aparelho de transmissão de som. Será que “sopravam” as respostas para Bush?, perguntou o meu amigo. Fiquei quieto.

. Um repórter perguntou a Bush qual seria o legado do Governo dele. A resposta demonstrou visível irritação: o Governo ainda não acabou não está na hora de falar em legado, disse Bush.

. Na verdade, Bush corre o risco de entrar para a historia como “o pior Presidente dos Estados Unidos”, como me disse o meu amigo republicano.

. Com Lula é o contrario: ao fim dos quatro anos do primeiro mandato, ele é o melhor presidente da História do Brasil, segundo o Ibope.

. Isso, apesar de toda a imprensa americana ter sido a favor – ou omissa – da invasão do Iraque – a ação que vai determinar em que gaveta da História americana Bush vai entrar.

. Lula, ao contrário, contou e conta com a oposição de toda a imprensa brasileira – com exceção da Carta Capital –, em qualquer coisa que ele faça.

. Bush falou o tempo todo em governar com os democratas. Nesse momento, Bush não tem mais o controle da Câmara ou do Senado, e os dois anos de mandato que lhe faltam podem ser um desastre.

. Lula vai ter quatro anos com uma coalizão parlamentar muito mais confortável, com a entrada do PMDB, formalmente, no bloco de poder. Os quatro anos que tem pela frente podem ser um sucesso. (Se o PT deixar...)

. Bush voltou a falar que quer reduzir impostos. Na verdade, ele passou o governo todo a reduzir impostos – dos ricos.

. A prioridade do governo Bush foi a minoria – os ricos.

. A prioridade do governo Lula é a maioria - os pobres.

Nenhum comentário: