terça-feira, dezembro 26, 2006

Mortos dos EUA no Iraque superam o número de vítimas nos atentados de 11/9.



Segundo notícia da AFP, mais estadunidenses morreram na invasão do Iraque do que em decorrência dos atentados de 11 de Setembro de 2001. No Iraque o número de mortos atingiu hoje a cifra de 2.975, superando as 2.973 vítimas fatais dos atentados de 2001.

Já em relação aos iraquianos mortos, a grande imprensa parece que perdeu a conta. Por isso, vale aqui refrescar a memória sobre alguns números:

Segundo artigo de Carlos Varea, professor de Atropologia da Universidad Autónoma de Madrid e coordenador da Campanha Estatal contra a Ocupação e pela Soberania do Iraq, projeções de um estudo da Universidade John Hoskins de Baltimore, publicado em outubro de 2004 na revista médica britânica The Lancet, o número de iraquianos mortos estava entre 125 mil e 250 mil desde o início da ocupação.

Ainda, estudo mais recente publicado pela mesma revista, mais precisamente no último mês de outubro, e divulgado neste artigo do Iraqsolidariedad, concluiu que entre 2003 e 2006 o número de mortes de iraquianos causadas diretamente pela ocupação está agora em 650.000.

Mais informações, bem como outros artigos do professor Carlos Varea, em espanhol, podem ser encontrados aqui e aqui.

Nenhum comentário: