sexta-feira, maio 11, 2007

Orgulho de ser brasileiro

É o tipo de atitude humanista reveladora e que fez toda a diferença para tantas pessoas, brasileiros ou não, que estavam no Líbano durante a ofensiva das Forças Armadas de Israel no ano passado.

O texto abaixo é do Bourdoukan, publicado na Caros Amigos de março deste ano.



Orgulho de ser brasileiro

Cercados por todos os cantos, enquanto tentam se abrigar da chuva de bombas israelenses, libaneses nascidos no Brasil aguardam o momento final quando seus corpos irão se juntar aos corpos destroçados de idosos, mulheres e crianças.

Nada mais lhes resta, a não ser a fé em Deus e a esperança de um milagre. E quando tudo parecia abandoná-los, já desistindo de qualquer possibilidade de salvação, seus olhos não acreditam no que vêem: viaturas rompendo por vias, vielas e onde mais pudessem circular, aproximam-se.

Ostentam a bandeira verde-amarela. É o Brasil, que pela primeira vez em 500 anos, atravessa os sete mares para resgatar seus filhos.Buzinas e faróis dos salvadores misturam-se às lágrimas e gritos de alegria de brasileiros e filhos de brasileiros que jamais imaginariam amar tanto aquela bandeira que iria trazê-los de volta ao Brasil.

Afinal, esta não era a primeira, nem segunda ou centésima vez que brasileiros se viram nessa situação.E nunca puderam contar com seus governantes. Algo mudou, todos falam ao mesmo tempo.Algo mudou!

O Brasil resgatou mais de três mil libaneses. E dando exemplo de solidariedade ao mundo, entre os brasileiros resgatados havia chilenos, colombianos e cidadãos de outros países que não do continente sul americano.

A Força Aérea Brasileira com seus aviões, o Itamaraty com seu Chanceler e diplomatas, em nenhum momento titubearam. Foram incansáveis e somente quem passou pelo desespero que esses brasileiros passaram pode entender o significado da altivez que suas faces exibem hoje: o orgulho de ser brasileiro e de acreditar que o seu país estará presente, haja o que houver, estejam onde estiverem.

Passados seis meses, eis que Muhammad, me telefona do Líbano para dizer que jamais imaginaria que a atitude do governo brasileiro repercutiria tanto. É maravilhoso, me diz. Imagina você que por onde passo sou cumprimentado. Beijos e tapinhas nas costas fazem parte hoje do meu dia-a-dia e de todos aqueles que de uma maneira se identificam com o Brasil. Outro dia entrei numa doceira e quando viram a bandeira do Brasil estampada, não quiseram me cobrar. Todos me dizem Lula abadoi. Lula é valente!

2 comentários:

Anônimo disse...

Bourdoukan é um dos maiores cérebro pensantes deste país.

Um bom fds pra vc.

Abs.

joice disse...

gracias, carlinhos. pra ti também.