segunda-feira, maio 21, 2007

Sobre quem deve o que pra quem

Chávez e o papa, do Blog do Bourdoukan

O presidente Hugo Chávez da Venezuela quer que o papa peça desculpas pelo genocídio indígena nas Américas. Palavras de Chávez: "Aqui aconteceu algo muito mais grave que o Holocausto na Segunda Guerra Mundial e ninguém pode negar essa verdade. Sua Santidade não pode vir aqui, na nossa própria terra, e negar o Holocausto indígena". Chávez, mais uma vez tem razão. E teria maior razão ainda se solicitasse também pedido de desculpas aos milhões de africanos que foram caçados como animais para servirem de escravos. E por falar em escravidão, o que falta para que os seus descendentes sejam ressarcidos? Afinal serão eles menos humanos do que os que professam a religião judaica, que continuam recebendo indenização sob a alegação de terem trabalho durante dois anos como escravos? Que justiça é essa que privilegia os europeus e penaliza os africanos?
___________________

Sobre o genocídio indígena nas Américas, interessante ver também, e nunca é demais rever, a cena do filme As Invasões Bárbaras, postada pelo César no Animot, Holocausto Ameríndio: 200 milhões de mortos e nenhum museu.

2 comentários:

Maria Faia disse...

Gostei da frontalidade do texto.
Na verdade parece que ninguém se lembra desses massacres. Porque será? Estarão cobertos com o "manto sagrado" da evangelização?!...
Quanta barbaridade...
Um dia destes escrevo também qualquer coisa no meu blog.

Abraço português.

joice disse...

É Maria, parece que interessa mais "esquecer". Um abraço brasileiro.
E seja bem-vinda aqui também.