terça-feira, outubro 02, 2007

LULA É O MAIS POPULAR PRESIDENTE DA AMÉRICA LATINA

Muito interessante e relevante esta pesquisa divulgada pela Agência Estado indicando o grau de popularidade do presidente Lula da Silva na América Latina. Em termos de popularidade o presidente brasileiro supera todos os outros presidentes de esquerda ( Nestor Kirchner da Argentina não figura na lista do instituto Ipsos Public Affairs) .A hierarquização é feita pela diferença entre o índice de aprovação e o de reprovação. Por este critério Michelle Bachelet do Chile ocupa o segundo lugar em termos de popularidade entre os presidentes latino-americanos. Mas este critério tem um pecado capital vez que, por exemplo, Lula tem quase o dobro de tempo de exercício da presidência que a presidenta chilena e, conseqüentemente está exposto à apreciação pública por mais tempo. Por outro lado os que têm menos tempo de exercício na presidência ainda não sofreram o natural desgaste da permanência no poder. Então, pode-se considerar como verdadeiro que a avaliação de um presidente noutro país que não o dele depende de condicionamentos temporais.


Também curioso é notar que exatamente os presidentes com histórico revolucionário, ou que pregam mudanças radicais e impregnadas de intolerância com as regras democráticas não alcançaram boas pontuações a exemplo do nicaragüense Daniel Ortega, do cubano Fidel Castro e do venezuelano Hugo Chávez. Excetuando o presidente da Nicarágua os outros dois têm pontuação negativa ( ou seja, rejeição maior que aprovação). Por este critério Bush , cuja presidência está relacionada com os desastres das intervenções militares no Afeganistão e no Iraque, tem a pior performance entre os nomes pesquisados.

Didymo Borges

--------------------------------

POLÍTICA
Sábado, 29 de Setembro de 2007 - 23:10

SE HOUVESSE ELEIÇÃO DE PRESIDENTE DA AMÉRICA LATINA, LULA SERIA ELEITO

Agência Estado - Pesquisa "Latin American Pulse", do Ipsos Public Affairs, realizada em seis países da região e divulgada com exclusividade pela Agência Estado revela que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o presidente mais popular no Continente, com uma média de 56% de imagem positiva, contra 20% de imagem negativa e um saldo de +36 pontos.

Muito bem avaliado nos seis países, a pesquisa atribui a Lula o posto de presidente com maior apoio popular no continente. Ele anotou saldos amplamente positivos em todos os países: +45 na Venezuela, +45 pontos porcentuais na Bolívia, +44 no Equador, +31 na Argentina e +25 no México. No Brasil, Lula Afora Lula tem 59% de imagem positiva e 30% de imagem negativa, saldo de +29. "Se houvesse eleição de presidente da América Latina, Lula seria o mais forte candidato", diz Alberto Carlos Almeida, diretor de planejamento do Ipsos.

A imagem de 11 presidentes foi questionada na pesquisa do Ipsos. A pior situação é de George W. Bush, dos EUA, que, na média, tem imagem positiva para 21% e negativa para 64% (saldo de -43 pontos). Outro esquerdista que alcançou resultado pífio foi o sandinista Daniel Ortega, da Nicarágua, que tem imagem positiva para 23% e negativa para 20%, com saldo de apenas +3, apesar de ter tomado posse este ano. Michelle Bachelet, do Chile, tem imagem positiva para 40% e negativa para 20%, com saldo de +20.

A pesquisa retratou uma América Latina altamente tomada pelo otimismo, diz o relatório do Ipsos, tanto no que tange à capacidade realizadora de seus governantes quanto no que os eleitores esperam do cenário político. Para o instituto, em parte, esse otimismo vem das recentes eleições presidenciais - houve nove eleições em apenas um ano e meio. "Eleições freqüentemente induzem o eleitorado à percepção de que o seu país está no rumo certo", afirma Young.

Dados divulgados pela Agência Estado

Presidente

Positivo

Negativo

Saldo


Lula da Silva (Brasil)

56%

20%

+36%

Michelle Bachelet (Chile)

40%

20%

+20%

Daniel Ortega (Nicarágua)

23%

20%

+3%

Fidel Castro

36%

42%

-6%

Hugo Chávez (Venezuela)

38%

45%

-7%

George W. Bush (EUA)

21%

64%

-43%

Nenhum comentário: