sábado, fevereiro 24, 2007

eles não gostam de conflitos






















Ilustração do
Ben Heine



Alguém aí viu o relatório de uma ONG publicado ontem sobre os riscos do estilo Chávez provocar graves conflitos internos na Venezuela? Sim, claro, o analfabetismo, a miséria e o descaso do poder público que existiam antes de Chávez é que eram bons e não representavam risco algum ao povo venezuelano.

Ah, mas é que a tal ONG International Crisis Group está se lixando para coisas como miséria, fome e pobreza. Ela só não gosta mesmo é de ver c o n f l i t o s... ahh bom. então tá.

Eu não sei de nada, nem nunca havia ouvido falar desta ONG. Mas, partindo da auto-descrição explicativa que consta no site deles, dá pra ter uma idéia. Quando logo de cara fazem questão de afirmar sua independência (sem dizer exatamente independentes do que) como suposta fonte de credibilidade, sempre fico meio desconfiada.

Fui ver a ficha técnica.. só "gente fina" - tem desde ex-congressista americano a ex-ministro de Israel. Pra mim, tem (ex?) político demais na listinha pra configurar uma não-governamental.

Mas continuando, a International Crisis Group é supostamente "especializada em análises de conflitos", conforme a notícia da BBCBrasil.

Voltando ao site deles.. pra começar, o mote da página inicial já é bem sugestivo: Conflict Prevention and Resolution..

Aí dei uma sondada pra saber os apoiadores financeiros... adivinhem quem consta como uma das principais contribuições no último relatório financeiro (2005)??

Para quem pensou em USAID.. bingo! United States Agency for International Development. Não encontrei o relatório do ano passado no site. É claro que a Fundação Ford também consta na lista, bem como os governos do Reino Unido, Holanda e Canadá - como alguns dos principais financiadores.

Taí mais uma ONG pra ficarmos de olho... O escritório sul-americano deles fica em Bogotá, e não deve ser por obra do acaso. No entanto, eles fazem um relatório mensal sobre o que acontece na Venezuela desde setembro de 2003!

Pra quem quiser conferir o relatório financeiro, está aqui. É meio complicadinho de achar pelo site, mas está lá.

6 comentários:

Cé S. disse...

O esquema dos caras é assim: eles querem afirmar no seu jornal uma coisa que lhes dá na telha, mas precisam de uma fonte, daí vem a ONG como "fonte", e eles escrevem o que dá na telha, ou melhor, o que lhes convém.

joice disse...

Sim, César, ONGs como esta e a Freedom House estão aí justamente para legitimar a mídia e o exército deles ou, melhor dizendo, suas armas de todo tipo.

Ben Heine disse...

Thanks Joice for this great posts, and for linking with me...

Claudinha disse...

Joice, por acaso eles têm pesquisa sobre os conflitos promovidos pelos governos EUA/Israel???
Bobinhos... tsc tsc tsc...
Abraço!

joice disse...

ah mas aí é diferente Cláudia. como é mesmo que eles chamam? conflito preventivo.. não, guerra preventiva!

joice disse...

my pleasure, Ben.