segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Rudolph Giuliani vem aí..
















Ilustração do Larry Wright, publicada pelo politicalcartoons.com



Enquanto Bush Jr. tenta desesperadamente, além de tentar achar um jeito de botar no do Irã, encontrar a chave da saída de emergência do fracasso em que se atolou no Iraque que, ao assassinar 600 mil iraquianos, contribuiu para o imenso crescimento do sentimento anti-americano no mundo todo, os mais fortes candidatos a uma vaga na disputa pela Casa Branca no ano que vem vão tendo seus nomes oficialmente confirmados.

Pois soube outro dia pela BBCBrasil que, após extensa "pesquisa de mercado", Rudolph Giuliani, ex-prefeito de Nova York, lançou sua candidatura à indicação pelo Partido Republicano. Apesar de enfrentar problemas de rejeição pública por seu apoio à união homossexual, na atual conjuntura, nada mais oportuno do que um herói do 11 de Setembro novaiorquino para levantar a moral dos estadunidenses e, literalmente, salvar-lhes a pátria.

Ou alguém aí acredita mesm que um negro chamado Obama chega na Casa Branca?? sei não, acho muitíssimo pouco provável que sequer um democrata consiga.

Apesar de posicionamentos mais arejados como este colocarem Giuliani na ponta esquerda do Partido Republicano, como diz a notícia da BBC, o que significa ser o mais à esquerda no Partido Republicano?? No fim das contas, Partido Republicano e Partido Democrata são quase o mesmo partido, são como um partido de duas cabeças - ao menos é assim que eu vejo.

Ademais, qualquer um que consiga chegar à Casa Branca certamente estará comprometido até a raiz dos cabelos com os mesmos interesses que invadiram o Afeganistão e o Iraque - sem falar das teorias conspiratórias que fazem de tudo para provar serem estes os mesmos interesses que estão por trás dos atentados de 2001.

Ou seja, em qualquer cenário, provavelmente mudarão as moscas. Algumas. Talvez.

Até porque, depois da desastrosa incursão no Iraque, como disse o Azenha em um de seus textos lá no Vi o Mundo, de qualquer forma eles precisam mudar (ou ao menos parecer mudar) de tática.

Precisamos ir antecipando, por aqui, as novas formas de intervenção que estão por vir. Ou melhor, novas roupagens para o velho jeito americano de resolver seus problemas.

Segundo o Azenha, um formato testado e que deu certo em três de cinto tentativas é o nosso já velho conhecido golpe branco - dados quase sem violência (bom, isto depende do conceito de violência de que estamos falando), os golpes brancos são precedidos por campanhas de propaganda feitas por entidades que se dizem apolíticas mas que, na real, são muito bem pagas para promover a McDemocracia. Eles certamente irão apostar nesta estratégia e aprimorá-la.

Atenção ONGs! Cuidado com estes financiadores que já estão batendo em suas portas... Ao menos as ONGs sérias e dignas de respeito. As demais já os recebem de coração, bolso, braços e pernas abertas.

Quem ainda quiser achar que sou desconfiada-neurótica-alarmista, provavelmente nem esteja totalmente enganado. Mas antes disso dá uma passadinha nestas notícias aí abaixo, da mesma BBC, todas da semana passada, e tenta ver o nexo entre elas e o que escrevi aqui.

- EUA pedem que Nicarágua destrua mísseis soviéticos

- EUA buscam aproximação com Brasil para conter Chávez, diz Peter Hakim

- Na Argentina, Burns elogia Brasil e critica Chávez

Isso pra ficar em apenas alguns links que apanhei rapidamente. Ah, e ainda teve a visitinha macabra do Alberto González à América Latina na semana passada...

Um comentário:

Anônimo disse...

Vamos ver quem for eleito o futuro presidente dos USA olha mais para a America Latina,nos dois mandatos do G.W.Bush as unicas referências da AL eram imigrantes ilegais
Continuamos sendo praticamente nada no mundo
vamos aguardar,abraço