quinta-feira, agosto 02, 2007

As dores de cabeça do grupo RBS















Do Diário Gauche:

Como dizem os turfistas, essa é uma informação de cocheira. O grupo midiático RBS – que apoiou o golpe militar de 1964 e todo o processo ditatorial que se seguiu – está muito preocupado com dois fenômenos imediatos e um, mediato.

O mediato é a crescente queda na venda dos seus jornais e queda no faturamento com a publicidade veiculada. Esse fenômeno não é exclusivo da RBS, é um fenômeno nacional e mundial. Está acontecendo já há alguns anos uma revolução no mundo da notícia e do entretenimento em geral, para o qual as empresas midiáticas não estão preparadas. O motivo mais evidente reside na entrada contínua de novas tecnologias de massa no circuito, que às vezes ainda não estão submetidas plenamente às leis da mercadoria. A internet é uma das mídias que ainda não está totalmente dominada pelo mercado, ou pelo menos pelas grandes corporações do mercado.

Os fenômenos imediatos são dois, como dissemos:

1) os blogs estão incomodando a RBS, não só pelo seu conteúdo irreverente, mas sobretudo pela incapacidade de serem dadas respostas a esse fenômeno que se socializa e escapa ao controle da lei do valor, subtraindo-lhe audiência, batendo de frente com a sua linha editorial, apontando o seu projeto de poder político-partidário, mas, sobretudo, denunciando a ilegitimidade do seu discurso e a farsa de sua pretendida neutralidade jornalística;

2) a entrada no mercado do RS da rede Record, ligada à Igreja Universal do Reino de Deus, do bispo Edir Macedo. A informação é a de que o próprio diretor-presidente da RBS, Nelson Sirotsky está visitando anunciantes para propor novas parcerias exclusivas com os seus veículos no RS e SC. Sirotsky teria visitado pessoalmente o grupo Gerdau e proposto investimentos vantajosos em anúncios nos veículos da RBS, desde que contratados com exclusividade. Os Gerdau responderam que são uma corporação profissional e não poderiam anunciar com exclusividade nos veículos da RBS.


2 comentários:

Cé S. disse...

A RBS está encolhendo, e deve encolher ainda mais. E o melhor é que isso é real, não é mero pensamento positivo.

joice disse...

pois é, César. como bem sabemos, é próprio deles (e do capitalismo de um modo geral) a coisa de mudar para não mudar nada. mas parece que desta vez eles estão mesmo encurralados, pois os canais de "interação" que criaram com a sociedade (digo, seus consumidores e potenciais consumidores) estão superados há muito, são totalmente insuficientes se comparados à "voz" possível e real nos blogs e as pessoas perceberam muito bem isto.. vamos ver pra que lados eles vão correr agora.