domingo, julho 12, 2009

Lula e Dunga, dois fenômenos que não entendo

Um pouco de polêmica para apimentar o dia...

Ligo a TV, ou o rádio, e o que vejo é gente falando mal do Lula. Abro o jornal, idem. Na internet, a mesma coisa. Nas ruas, quem se aventura a dar uma opinião sobre o presidente, invariavelmente, só abre a boca para meter o pau. Conto nos dedos até hoje o número de corajosos defensores do atual chefe do governo que encontrei pelo caminho.

Mas aí sai mais uma pesquisa de opinião e está lá, novamente: Lula é o presidente mais popular da história. Uma aprovação que nunca se viu. Quase 80% dos entrevistados aprovam seu governo. Nossa!, Me pergunto onde estava aquela galera tão raivosa quando os entrevistadores do Ibope e dos outros institutos saíram às ruas com suas pranchetas.

E aí vou checar os resultados da Petrobras. Lucro recorde. Vou ver o que anda fazendo a Polícia Federal. Prendeu quase três mil colarinhos brancos nos últimos anos (se a Justiça soltou todos eles, é outro problema). Dou uma checada no Bolsa Família: 11 milhões de famílias recebendo ajuda e seus filhos comendo e estudando. Parto então para o PAC, que meus amigos dizem ser um programa eleitoreiro: R$ 30 bilhões investidos nos maiores bolsões de pobreza brasileiros, como o Vale do Jequitinhonha (MG), o sertão nordestino e as grandes favelas cariocas (Rocinha, Alemão etc). Vou ver o número de jovens carentes nas universidades: mais de 200 mil com bolsa gratuita.

"Que porcaria de presidente", escuto novamente na esquina.

"Um ignorante", ouço no elevador.

Falam dos escândalos. Do mensalão, mas ninguém conseguiu levar um só cara-pintada para a rua pedir o impeachment de Lula. Tentaram, e como tentaram, mas ninguém entrou na onda...

Aí penso no técnico da nossa seleção, outro judas malhado dia e noite no jornal, na TV e no rádio principalmente (pelos pseudo-comentaristas que só sabem ofender e não analisar, não é Gérson Canhotinha de Ouro?). Todo mundo fala mal do Dunga. O pior técnico do mundo, dizem.

Pois a seleção de Dunga também só ganha. Ganhou a Copa das Confederações, a Copa América, está nas cabeças nas eliminatórias para a próxima Copa do Mundo. E o técnico, além de acertar o time _ finalmante escalando nosso melhor centroavante, Luiz Fabiano, e nosso melhor goleiro, Julio Cesar _ ainda teve coragem para barrar o preguiçoso Ronaldinho Gaúcho.

Mas todo mundo fala mal do Dunga, assim como todo mundo fala mal do Lula.

"Dunga vai cair", sentencia alguém no boteco.

Reclamam até que o treinador da seleção, da mesma forma que o presidente da República e ex-metalúrgico, não sabe falar direito. Diz "nós vai" e "eles foi" (devem estar com saudades do Collor, que com toda a sua empáfia falava inglês e francês e acabou enxotado da Presidência).

Queixam-se também que Dunga e Lula tratam mal os jornalistas. Que pecado...

Mas eu não consigo falar mal nem de um nem de outro

Acho que devo estar ficando maluco...

Nenhum comentário: